segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Visita surpresa no Ceará

Não sei se foi a expectativa de visitar mais lugares turísticos ou fotografar as já monótonas praias, mas entrei no Ceará com um certo desânimo. Não conseguia apreciar a beleza dos lugares. Em Morro Branco, após o almoço, sentei-me de frente para o mar e fiquei filosofando sobre o sentido de tudo isso.

Passar só para tirar fotos é uma experiência muito pequena. Em vez disso é o inusitado, o encontro inesperado com algumas pessoas, as dificuldades, que enriquecem a viagem. Às vezes a conversa com um caminhoneiro no posto de gasolina de uma BR movimentada deixa uma lembrança mais marcante que a visita a uma praia paradisíaca. As paisagens são apenas o tempero das experiências.

Minha reflexão foi interrompida pela chegada de um sujeito curioso sobre a viagem. Dei um suspiro antes de começar, pela milésima vez, a versão resumida da história, mas logo ele se revelou uma excelente companhia. Era piloto de bugue, paulista que se mudara havia 3 meses, e levava turistas para passeios pelas falésias. Ofereceu-me pouso em sua casa com piscina que ficava bem perto da praia, e aceitei apesar de não ser ali a parada planejada do dia. Fomos a um bar, tomamos algumas cervejas e demos muitas risadas. O cara era engraçado demais.

Na manhã seguinte saí cedo com a intenção de encontrar minha namorada no aeroporto de Fortaleza antes do meio-dia. Apertei o passo e cheguei com uma hora e meia de antecedência no local de pessoas alinhadas, vestido com meu uniforme cujo cheiro eu não sinto mais porque passou a fazer parte da vida.

Minha namorada apareceu no portão de desembarque, dei-lhe um abraço fedido, e eis que, segundos depois, para minha surpresa, apareceram do mesmo portão os meus pais. Fiquei emocionado. Sentia uma saudade que nunca havia provado antes. Passamos alguns dias em Fortaleza e nas praias famosas: Canoa Quebrada, Morro Branco e Jericoacoara. Foi uma das melhores partes da viagem, apesar de não achar nada muito interessante nos lugares em si.

Jericoacoara é apenas uma Ilha do Mel com glamour, mas tem suas peculiaridades. Os dois metros de variação da sua maré fazem o mar recuar uns 200 metros, e quando voltei à orla seis horas mais tarde mal pude acreditar que se tratava da mesma praia. Além disso as estradas que ligam a vila ao pavimento são todas de areia fofa, e atravessá-las com um carro comum é arriscado sem contratar um dos guias que assediam violentamente os turistas. Pagamos 30 reais em cada sentido (usamos caminhos diferentes) e mesmo assim precisamos desatolar o carro uma vez.

Após me despedir de todos segui meu caminho a partir de Fortaleza. Os quatro dias seguintes foram de pedal forte e muito calor, até a chegada em Tutoia, no Maranhão.

Estatísticas:

Dia 81 (Aracati): 95,72 km @ 20,49 km/h, 360 m ↑
Dia 82 (Morro Branco): 88,19 km @ 19,56 km/h, 415 m ↑
Dia 83 (Fortaleza): 98,76 km @ 23,37 km/h, 516 m ↑
Dia 88 (Trairi): 132,87 km @ 24,35 km/h, 719 m ↑
Dia 89 (Jijoca de Jericoacoara): 188,87 km @ 22,67 km/h, 817 m ↑
Dia 90 (Chaval): 135,78 km @ 21,59 km/h, 568 m ↑
Dia 91 (Tutoia): 205,56 km @ 21,90 km/h, 1247 m ↑

Total: 8629 km

Icapuí

Canoa Quebrada

IMG_6083 - Morro Branco

IMG_6101 - Jangada chegando em Morro Branco

Morro Branco

Namorada cheirosa com namorado fedido

Falésias em Morro Branco

IMG_6439 - Árvore penteada na PI-116

Árvore penteada na PI-116

IMG_6442 - Dunas na PI-116

"Rapaz, te dou um prato de comida para você tirar esse montinho de areia da estrada."

IMG_6449 - Praia de Atalaia em Luís Correia

Praia de Atalaia em Luís Correia

IMG_6460 - Rio Parnaíba

Rio Parnaíba

IMG_6462 - Ondulações no Maranhão (MA-345)

Estrada no Maranhão (MA-345)