domingo, 19 de outubro de 2014

Chuva em Sergipe, águas azuis em Alagoas

Saí de Aracaju continuando pela SE-100. Tinha em mente um caminho que passasse perto das praias, mas em Porto das Cabras fui informado de que tal rota cortava canaviais e o risco de se perder era alto. Como o tempo estava ruim conformei-me em dar a volta pela BR-101. Caiu uma pancada de chuva e parei para almoçar em Pirambu. À tarde segui o traçado natural do asfalto, uma estrada sem código que dá acesso à BR-101 através de Japaratuba. Nessa BR segui por 25 km até o posto da Polícia Rodoviária, em frente a qual está a saída para Neópolis. Tomei outra pancada de chuva que acabou pouco antes de passar por Japoatã, e apreciei por instantes uma linda paisagem que lembra vales europeus. Cheguei em Neópolis no início da noite, após cair a terceira e última pancada. Embarquei na balsa já lotada de carros 5 minutos antes de iniciar a travessia do Rio São Francisco.

Do outro lado do rio, que eu cruzava pela segunda vez, estava Penedo, uma das cidades mais antigas do Brasil. Hospedei-me no primeiro hotel indicado. Possivelmente foi o mais tosco que já vi. Funciona em cima de um aviário que parece ser do mesmo dono e deixa um cheiro de pena e ração nos corredores. O edifício é velho, com piso de tábua, os quartos sem janela tem aparelhos de ar condicionado tão sujos que não arrisquei ligar o meu. Na recepção há uma grande TV, dois sofás, um de lado e um de frente para ela, e, no meio de tudo, uma cama. "É para poder prestar um serviço 24 horas", explicaram-me.

Choveu bastante à noite, mas de manhã as nuvens foram embora e pude apreciar a vista do São Francisco. Continuando pela AL-101 recém-reformada (obras entregues duas semanas antes das eleições) visitei a praia de Miaí de Cima, e no resto do dia apenas pedalei, pois o vento passou a incomodar e o relevo plano deu lugar a subidas íngremes entre Jequiá da Praia e Barra de São Miguel.

No outro dia passei rápido por Maceió e alcancei a Barra de Santo Antônio. Um guia explicou que eu poderia pegar um caminho por asfalto mais longo ou um caminho de terra mais curto e uma balsa para chegar do outro lado do Rio Camaragibe. A estrada de terra teria muita lama por conta das chuvas que castigavam a região havia uma semana, mas resolvi tentar a aventura.

Logo no começo apareceram dois trechos onde não era possível desviar, e sujei a bike toda com a lama. Mais adiante tive que empurrar por uns 500 metros. Depois de uns 10 km apareceu uma grande saída à direita com um vale do fundo do qual começava um trecho de paralelepípedos. Do outro lado via-se a guarita por onde eu deveria passar. Lá o segurança recomendou-me ir por dentro da fazenda. Virei a primeira à esquerda no canavial e segui ao longo da posteação. O canavial cedeu lugar a coqueirais e, no final de uma descida, encontrei uma pequena igreja próxima a praia. Um belo cenário. Virei à esquerda novamente e continuei paralelo à praia até a estrada acabar na foz do Camaragibe.

Só havia uma tenda. Não tinha pessoas. Pensei que teria que esperar algum tempo, mas vi um barqueiro do outro lado e gritei e, para minha surpresa, ele saiu imediatamente da outra margem com uma pequena balsa a motor para me buscar. O preço: apenas 2 reais.

Desembarquei do outro lado e parei em São Miguel dos Milagres. Na manhã seguinte atravessei o Rio Manguaba em Porto de Pedras. Dessa vez a balsa era maior e podia levar dois carros de cada vez. A bike não pagou nada. Finalizei o litoral alagoano conhecendo as praias de Japaratinga e Maragogi.

Estatísticas:

Dia 68 (Penedo): 144,78 km @ 20,01 km/h, 941 m ↑
Dia 69 (Barra de São Miguel): 144,11 km @ 18,50 km/h, 762 m ↑
Dia 70 (São Miguel dos Milagres): 102,79 km @ 17,16 km/h, 283 m ↑

Total: 6674 km

IMG_5113 - Aracaju

Aracaju

IMG_5140 - Lua na SE-335

SE-335

IMG_5151 - Penedo

Penedo

IMG_5158 - Rio São Francisco

IMG_5175 - Rio São Francisco

Rio São Francisco

IMG_5201 - Acesso a Miaí de Cima

IMG_5210 - Miaí de Cima

Miaí de Cima

IMG_5218 - Vista da AL-101

Vista da AL-101

IMG_5231 - AL-101

IMG_5255 - Maceió

IMG_5262 - Maceió

IMG_5266 - Maceió

Maceió

IMG_5284 - Barra de Santo Antônio

Barra de Santo Antônio

IMG_5289

IMG_5293 - Estrada de acesso à foz do Rio Camaragibe

Estrada de acesso à foz do Rio Camaragibe

IMG_5304 - Praia próxima à foz do Camaragibe

Praia próxima à foz do Camaragibe

IMG_5308

IMG_5314

IMG_5337 - Praia de São Miguel dos Milagres

Praia de São Miguel dos Milagres

IMG_5353

Porto de Pedras

IMG_5382

Japaratinga

IMG_5390 - Maragogi

Maragogi